O trabalho apresenta pesquisa sobre a discussão a respeito da relação entre os usuários dos sistemas metroviários com as peças publicitárias e comércios, que ocupam os espaços internos das estações e dos carros dos metrôs. A abordagem antropotecnológica tem por objetivo verificar a relação do homem com a tecnologia, portanto, como é perceptível e aceitável para as pessoas que adentram os sistemas metroviários de Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul e Buenos Aires, ao encontrar um espaço com peças publicitárias e processo de comercialização.
As variáveis “espaço do usuário, comunicação e ação de marketing” são avaliadas para identificar a forma de como o usuário convive com as peças publicitárias nos espaços dos sistemas metroviários. O usuário acredita ser importante a existência de harmonia entre os espaços do metrô e as peças publicitárias, para não poluir visualmente o ambiente. Existe a indicação de que o resultado alcançado é proveniente dos regimes de valores e critério de julgamento, definidos aqui apenas pelos usuários dos metrôs, ressaltando-se que em outro momento a entrevista poderá ser replicada junto a outros atores componentes do ambiente do metro, como os funcionários e gestores, responsáveis pelo processo decisórios.
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