quinta-feira, 1 de setembro de 2011

REFLEXOS E OPORTUNIDADES DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A LOGÍSTICA REVERSA NO PAÍS: LEI Nº 12.305 DE 2 DE AGOSTO DE 2010


Este artigo propõe algumas reflexões sobre os possíveis impactos da aplicabilidade da Lei nº 12.305 para o processo de Logística Reversa no Brasil. Caracteriza-se como um estudo exploratório em que se realizou pesquisa bibliográfica a partiir de consultas a livros, artigos científicos, trabalhos apresentados em congressos e legislação relacionada à logística reversa, especialmente a Lei nº 12.305, além de pesquisa empírica a partir da análise documental a fim de comparar a logística reversa de pneus e de produtos eletrônicos no Brasil.

O documento analisado refere-se ao relatório da ABRELPE extraído no sítio da referida instituição. O estudo pode evidenciar, entre outros aspectos, que o Brasil apresenta uma rede organizada de coleta e reaproveitamento do material no tocante à logística reversa de pneus. Já com relação aos produtos eletroeletrônicos, constatou-se que esse segmento se encontra desestruturado no âmbito da logística reversa. São sugeridas algumas ações que norteiam a conscientização do último elo da cadeia, mercado consumidor, quanto à solicitação de demanda por produtos sustentáveis, obrigando conseqüentemente os fabricantes a instituírem práticas de logística reversa.

Download <<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!