quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS FÍSICAS COM O SISTEMA METROVIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL

OS TRANSPORTES PÚBLICOS SÃO PREPARADOS PARA ATENDER O GRANDE PÚBLICO E NEM SEMPRE TÊM FOCO NAS MINORIAS, POR CONSEQÜÊNCIA, ACABAM CRIANDO EXCLUSÕES DE GRUPOS DE CIDADÃOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE AVALIAR A INTEGRAÇÃO DAS PESSSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS FÍSICAS - PPNEF COM O SISTEMA METROVIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL. A INTEGRAÇÃO PRECISA DE MECANISMOS ESPECÍFICOS QUE VENHAM A GARANTIR ACESSIBILIDADE PARA OS USUÁRIOS MAIS COMUNS OU COM TOTAL DOMÍNIO DOS SENTIDOS DE LOCOMOÇÃO, MAS TAMBÉM, PARA OS PPNEF, QUE NECESSITAM DE ADAPTAÇÕES E TECNOLOGIA APROPRIADAS, QUE GARANTAM CONFORTO, SEGURANÇA E FACILIDADE DE DESLOCAMENTO.

A PREOCUPAÇÃO VISA, PRINCIPALMENTE, A ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS NAS EDIFICAÇÕES, COMUNICAÇÕES E RELAÇÕES HUMANAS, PARA QUE ESTES POSSAM TER GARANTIDOS O DIREITO DE IR E VIR. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO JUNTO AOS 210 USUÁRIOS PPNEF DO METRÔ, NA ESTAÇÃO CENTRAL, QUE DESTACARAM COMO PRINCIPAIS VARIÁVEIS A ACESSIBILIDADE E A CONFIABILIDADE DO SISTEMA METROVIÁRIO. O METRÔ TEM UM SISTEMA DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA AS PPNEF, PORÉM, NECESSITA DESENVOLVER MELHORIAS NO QUE TANGE, PRINCIPALMENTE, AOS MECANISMOS APROPRIADOS DE COMUNICAÇÃO, ADEQUAÇÕES NA ESTRUTURA FÍSICA DAS ESTAÇÕES E TREINAMENTO AOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA PARA GERAR CONFIANÇA E ACESSIBILIDADE ÀS PPNEF.


Download <<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!