domingo, 1 de julho de 2012

ANÁLISE DA LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS (COMPUTADORES) COM BASE NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Um dos desafios da sociedade do século XXI é enfrentar a dicotomia - consumo em massa versus sustentabilidade ambiental. Para amenizar o impacto degradante dos produtos ao meio ambiente, em particular dos produtos de pós-consumo, as sociedaades têm desenvolvido várias legislações e conceitos de responsabilidade empresarial, para adequação do crescimento econômico às variáveis ambientais. 

Alinhado a essas tendências, instituiu-se no Brasil a Lei nº 12.305/2010, que passou a regular a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instrumento normativo que contemplou a logística reversa, como um recurso para promoção do desenvolvimento econômico e social. Diante da instituição da PNRS, suas implicações e do impacto que os equipamentos eletroeletrônicos representam ao meio ambiente, em razão de suas características, como o alto grau de obsolecência e a clara tendência a descartabilidade, propõe-se com este estudo exploratório, apresentar uma proposta de estruturação da cadeia logística reversa, aplicável aos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). 

Para atender os objetivos propostos, utilizou-se como estratégia de pesquisa o levantamento bibliográfico, permitindo identificar a situação do país com relação à logística reversa em resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e, como técnica para coleta de dados a análise documental da própria lei e consultas aos acervos científicos.

Artigo na íntegra <<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!